• Ontopsicologia_BR

NOVA EDIÇÃO: Sistema & Personalidade

Atualizado: 16 de Mai de 2019


3ª edição (2019)

Você já conhece o livro Sistema & Personalidade?

Este livro foi lançado pela primeira vez em 1994, sua segunda edição em 2004 e neste ano, 2019, temos sua 3ª edição, que além de um conteúdo muito relevante para o contexto atual, traz uma edição elegante e requintada do ponto de vista estético.

No presente post explicamos um pouco mais sobre os temas e conteúdos que o livro aborda e porque ele é tão indicado principalmente para os profissionais do âmbito jurídico, bem como para cientistas sociais e operadores das áreas da comunicação e sociologia.

Indivíduo e Sociedade

Na primeira parte, indivíduo e sociedade, uma relação que existe desde os tempos remotos, porém, em meio as diversas correntes de pensamento, ainda hoje não se tem uma unidade ou conclusão sobre como se dá essa temática.

Entretanto, a escola ontopsicológica, através de seu método, propõe a análise de social com base nos mesmos critérios em que analisa objetivamente o indivíduo, demonstrando que somos parte integrante de um organismo maior, que é a sociedade. E a partir da sociedade, de cada uma das células (que é o indivíduo) desse organismo, é possível qualificar este modo funcional, ou seja, nessa íntima relação se parte do entendimento e qualificação do indivíduo em melhor função ao todo.


Multiplicidade de relações

Na segunda parte, com a multiplicidade de relações, maximizadas pelos efeitos da globalização é preciso compreender qual a intrínseca lógica do sistema, os seus pontos de apoio e aspectos psicológicos que legitimam o poder do Estado. Essa compreensão se faz necessária para que o indivíduo tenha condições de entender os jogos sociais e realizar o seu projeto sem conflitar com a sociedade.


Os sistemas

Já em sua terceira parte, alguns setores da sociedade são base constituinte para o seu funcionamento e que a garantem como tal ao longo da história, estes são: o jornalismo, o sistema jurídico e todo o conjunto da estrutura flutuante que confirmam e renovam o sistema em base a unidade mínima de informação em dissonância com a realidade entre sujeito e objeto, palavra e sentido etc. É necessária uma revisão crítica do conhecimento, sobretudo dos líderes capazes de uma transformação social positiva.

#Ontopsicologia #SitemaEPersonalidade #Lançamento #Sociologia #Direito #Economia #Livros #OntopsicológicaEditoraUniversitária


Texto por: Gustavo Oliveira Fotos de Arquivo: Associação Brasileira de Ontopsicologia

50 visualizações
0

© 2018 Ontopsicológica Editora Universitária.