• Ontopsicologia_BR

Contribuições da Pedagogia Ontopsicológica

Atualizado: 19 de Dez de 2018

Um breve pensar sobre a formação.

“O escopo prático da Pedagogia Ontopsicológica é educar o sujeito a fazer e saber a si mesmo. Uma pedagogia que consinta o desenvolvimento do projeto de natureza tem como resultado um indivíduo sadio e capaz de realizar a sua própria existência de modo criativo e socialmente responsável”

(Antonio Meneghetti).


O crescimento da criança implica uma série de aprendizagens que serão essenciais para seu êxito, mais tarde, como adulto. Durante os primeiros anos de sua vida, a criança deve, para além de outros aprendizados, despertar os seus sentidos.

Com o passar do tempo, a criança passa a ser educada na escola onde perfaz os conhecimentos ensinados, conhecimentos esses que a sociedade considera imprescindíveis para a formação integral das pessoas. Neste processo educativo, a criança assimila os valores da sua cultura e a concepção vigente dos padrões, estes que se não forem compreendidos de modo certo, podem desvirtuar a vitalidade de um novo cidadão e, por consequência, suas contribuições criativas para o mundo.

É a partir da Pedagogia Ontopsicológica e de seu operador autêntico (pedagogo, docente etc), que se obtém a capacidade de ser responsável pela formação de um devir criativo da criança. Por meio dessa pedagogia é possível permitir à criança, jovem ou adulto construir a sua base de ação em funcionalidade existencial integra para si e para o contexto cultural e social onde vive.


Deste modo a Pedagogia Ontopsicológica apresenta possibilidades para essa criança e, sua evolução como indivíduo realizado. A partir dessa pedagogia é possível: exercitar

a arte de educar e fazer da criança um resultado que acrescente excelência ao seu projeto de natureza; torná-la sujeito da sua própria existência sadia. Uma criança é capaz de ser uniforme, de ser autêntica a si mesma, à sua identidade e à dignidade que exclusivamente sua. É capaz de ser administradora de seu potencial enquanto vital essência que transborda no olhar de cada um. Desenvolver-se total, para poder evidenciar sua inteligência, sua natura beleza, dentre sua autoridade interna e externa, podendo ser eficaz ao seu projeto vida, aquele que pulsa no íntimo de cada sujeito, do advento das chegadas intencionalidades. Esse é o escopo e uma digna contribuição da formação da criança a partir da Pedagogia Ontopsicológica. Para conhecer mais, consulte a Coleção Pedagogia Ontopsicológica e seus livros. Texto por: Felipe Irala Fotos por: Rafaela Maicá #Ontopsicologia #Pedagogia #Desenvolvimento #Formaçãodacriança #PedagogiaOntopsicológica

88 visualizações
0

© 2018 Ontopsicológica Editora Universitária.