• Ontopsicologia_BR

A chegada da Ontopsicologia no Brasil

Atualizado: 29 de Nov de 2018

No final da década de 1960, enquanto um brasileiro rumava à Europa para estudar Filosofia, Antonio Meneghetti lecionava na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Lá desembarcou o brasileiro que desencadearia uma importante crise do pensador Meneghetti e, mais tarde, seria seu principal aluno: Alécio Vidor.


Meneghetti encontrava-se em constante busca, estudos, visitas e demonstra um imenso interesse pelo valor do Brasil e do brasileiro. Nesse momento, acena que o Brasil seria um campo fértil para semear aquilo, que vinha descobrindo; via, ali, um solo no qual poderia desenvolver um importante braço do seu projeto humanista.

Desde o início, sob orientação do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, as atividades de Ontopsicologia se desenvolveram no Brasil de modo consistente; a formação do corpo operativo era intensa e rigorosa. Muitos de seus integrantes também participavam e vivenciavam os ensinamentos diretamente de Antonio Meneghetti na ocasião dos Congressos de Ontopsicologia desenvolvidos na Itália.

A partir de então, com base composta por profissionais e estudantes interessados pela Ontopsicologia, e estruturado o primeiro grupo operativo, foi possível construir o importante percurso da Ontopsicologia no Brasil.

Para adentrarmos à evolução cientifica da Ontopsicologia no Brasil, lança-se mão do parágrafo primeiro do Estatuto da Associação Brasileira de Ontopsicologia – ABO que traz a seguinte definição:

“A Ontopsicologia é a escola de pensamento racional humanista fundada pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti que, desde 1973, compreende as análises que se motivam da intencionalidade ontológica: identificar, isolar e realizar o princípio que motiva o humano em afirmação histórica e metafísica.”

No ano 2000, a editora passou a chamar-se Ontopsicologica Editrice, estabelecendo-se no Recanto Maestro, e continuou a ser responsável por todas as publicações da Ontopsicologia, aumentando a quantidade e aprimorando a qualidade das obras lançadas no Brasil. Várias novas obras foram publicadas nos aos seguintes.

Em 2010, a então denominada Ontopsicologica Editrice (OntoEd) passa a se chamar Ontopsicológica Editora Universitária e muda-se para uma nova localização, instalando-se no prédio da Antonio Meneghetti Faculdade.

O acordo entre as instituições permitiu também que a Editora publicasse os livros da FOIL, mantenedora da AMF, com conteúdos escritos pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti voltados à formação empreendedora e liderança e que os próprios alunos utilizariam em suas aulas na Faculdade.

#Ontopsicologia #AntonioMeneghetti #AlécioVidor #FaculdadeAntonioMeneghetti #FOIL #OntopsicologiaNoBrasil #OntopsicologicaEditrice #OntoEd #AssociaçãoBrasileiraDeOntopsicologia #ABO Texto por Associação Brasileira de Ontopsicologia e Colaboradores. Fotos de Arquivo Fundação Antonio Meneghetti e Associação Brasileira de Ontopsicologia

224 visualizações
0

© 2018 Ontopsicológica Editora Universitária.